top of page

Instituto Superior Dom Bosco

Dom Bosco High Institute

Ano:

2005

Campus para uma instituição de formação de professores para o ensino profissional e sede da Comunidade Salesiana, em Moçambique, a quem está confiada essa tarefa.
A organização compreende um edifício residencial para alunos e professores, um bloco administrativo e de preparação didáctica, um bloco de salas de aula e, no futuro a biblioteca, o auditório e as oficinas.
A topografia do terreno sugeriu e permitiu a criação de um anfiteatro ao ar livre, que realiza uma transição natural entre o nível do edifício residencial e o do complexo didáctico, organizado à volta de um claustro-jardim que, temperando o clima, assegura a necessária ventilação e iluminação natural a todos os espaços da instituição.
Futuras instalações oficinais estão já em projecto, que se virão articular por extensão dos mesmos princípios construtivos e compositivos.
Uma unidade independente, albergando a sede da comunidade Salesiana com residência, escritórios e armazéns, foi localizada numa posição independente e com acesso diferenciado.
A construção maximiza o aproveitamento da energia solar e das águas pluviais e organiza-se por forma a obter o melhor partido da orientação e da ventilação natural, contribuindo, assim, para uma excelente prestação ambiental, com um mínimo de uso de energia não renovável.

Campus for a professional training teacher’s college and the headquarters of the Salesian Community in Mozambique.
The facility includes a residential wing, for students and teachers, an administrative and teacher’s preparation wing, classrooms and, in the near future, a library, an auditorium and workshops.
The site topography suggested and allowed for the shaping of a open air amphitheatre that resolves the natural transition from the level of the residential wing and the teachers wing, organized around a cloister-garden that as it tempers the climate assures natural illumination and ventilation to spaces of the institution.
Future workshops have been designed that will articulate as extensions to the same composition and constructive principles.
An independent building house the headquarters of the Salesian Community, with residential administrative and storage facilities, together located in a separate position with its own access.
The construction maximizes the collection of solar energy and rainwater and is organized in such a way as to take maximum advantage of the correct orientation and natural ventilation The application of these enviromentally responsible measures contributes to an excellent environmental performance with a minimum of energy expense.

bottom of page