SOBRE

José Forjaz Arquitectos

José Forjaz • Arquitectos é uma empresa especializada em projectos de carácter urbano e arquitectónico, com uma grande experiência na região da África Austral, particularmente em Moçambique, onde projectou e trabalha em projectos em todo o país. É uma empresa privada e independente formada pela associação de arquitectos com o arquitecto José Forjaz, que possui quase 50 anos de experiência de projecto.

A empresa está registada para a execução de projectos de arquitectura, desenho urbano, planeamento físico e paisagístico, desenho gráfico, desenho de mobiliário e equipamento, fiscalização de obras de construção civil, elaboração de programas de obra e consultoria sobre todas as actividades atrás referidas, e tem no seu historial um grande número de projectos desenvolvidos nas áreas de:

  • Edifícios Residenciais e de Habitação;

  • Edifícios Académicos (Primário, Secundário e Nível Universitário);

  • Edifícios Administrativos, de Escritórios e Comerciais;

  • Edifícios Religiosos;

  • Desenho Urbano e Regional;

  • Estruturas Monumentais e Especiais;

  • Edifícios Industriais;

  • Design Gráfico;

  • Decoração de Interiores;

  • Desenho de Mobiliário.

A empresa conta actualmente com a colaboração a tempo inteiro de seis arquitectos e uma funcionária para as áreas de administração e secretariado. A experiência da equipa foi amadurecida ao longo dos últimos dezassete anos de actividade profissional, que criaram fortes laços de entendimento técnico entre todos os membros da equipa e consultores das diversas áreas de especialidade complementares à Arquitectura e o Planeamento.

Toda a sua prática profissional, desde a concepção à execução do projecto executivo é apoiada por sistemas CAD de última geração, para o que possui todo o equipamento, para a sua operação. A empresa está equipada com uma rede informática de treze computadores, totalmente equipados com programa Archicad, última versão, um server exclusivo e diversos laptops, periféricos de impressão a laser, a cores e plotters para grandes formatos. Possui ainda todo o equipamento necessário à fotografia, digitalização e processamento de imagem. Conta com um extenso arquivo de catálogos e manuais de produtos, assim como o apoio técnico de vários fabricantes.

A  empresa de Consultoria José Forjaz • Arquitectos Lda., foi formada a partir da prática isolada do seu sócio maioritário, arquitecto José Forjaz, associando-se aos seus colaboradores, recrutados dentro de alguns dos seus melhores discípulos na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane (U.E.M.), da qual foi Director até 2008.

A experiência profissional da firma deve portanto ser vista na perspectiva da experiência do arquitecto José Forjaz e da experiência acumulada pelo trabalho da sociedade. Esta experiência começa, já no fim dos anos 50, como desenhador dos então Serviços Provinciais de Obras Públicas, da colaboração como estagiário com o Arquitecto A. Miranda Guedes (Pancho) e, durante  os anos de formatura na ESBAP do Porto, em colaboração com os Arquitectos João Andresen, Arnaldo Araújo, Frederico Jorge e Laginha e com o Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras, durante muitos anos chefe dos serviços do Património em Portugal. Após a formatura trabalhou integrado no escritório dos Arquitectos Conceição Silva, Maurício de Vasconcelos e Bartolomeu Costa Cabral, o mais importante escritório português dos anos 60. Após a sua graduação, com 20 valores (Distinto), e dos anos de serviço militar, obteve o diploma de Master of Science in Architecture na Universidade de Columbia em Nova Iorque e regressou a África abrindo um escritório privado em Mbabane, na Suazilândia onde executou algumas centenas de projectos durante os sete anos que ali se manteve até ao seu retorno a Moçambique no início de 1975.

Durante os primeiros 10 anos de independência desempenhou vários cargos no governo tendo sempre mantido a prática da arquitectura, exclusivamente para projectos institucionais.

A partir de 1985, e com períodos de presença como professor em universidades italianas e americanas, é encarregado de organizar e subsequentemente dirigir a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da U.E.M., tendo regido vários cursos de composição, história da arquitectura, paisagismo, etc., e sistematicamente orientado as teses de formatura da maioria dos graduados.

Esta experiência profissional e académica tem influenciado profundamente o carácter da empresa de consultoria que dirige mantendo sempre uma atitude de investigação e aprofundamento dos temas que os vários projectos encomendados necessitam.